Oficializados os Registros Eletrônicos de Diplomas no Espírito Santo
23 de janeiro de 2009
Esta semana a Cadsoft comemora mais uma importante conquista. Os primeiros diplomas registrados eletronicamente foram emitidos pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.
O Sistema vai funcionar a partir de um Livro Oficial Eletrônico que será único por ano para todas as instituições de ensino superior do estado que forem registrar eletronicamente, o que desburocratiza e simplifica todos os processos. Alguns procedimentos manuais da UFES foram ajustados visando o aperfeiçoamento dos processos.
Lonard Horsth, um de nossos Especialistas, está acompanhando de perto todo o processo que teve início real por volta de abril de 2008, quando as negociações e os trâmites administrativos obrigatórios começaram. Durante essa época foram realizadas várias reuniões entre a UFES, a Cadsoft e o sindicato (SINEPE/ES) nas quais todo o processo foi discutido e demonstrado por meio de testes reais.
O papel do sindicato tem sido fundamental na divulgação e comunicação dos processos implementados.
Nosso Especialista tem auxiliado a UFES com o registro de diplomas e o registro de diligências. Além disso, está prestando assistência às faculdades particulares que estão lançando os dados eletronicamente, como é o caso do grupo FAESA, com três Campi. Foram realizados, ainda em 2008, vários treinamentos com a equipe da UFES e dos três Campi do grupo FAESA que investiu e apostou desde o início do projeto e se propôs a ser parte dos testes implementados na busca pela solução.
No dia 12 de janeiro deste ano, foi aberto oficialmente o processo de registro eletrônico e já na primeira semana de trabalho (ainda em adaptação), foram registrados mais de 40 processos, além de registro de diligências (diligências são erros encontrados no processo que precisam ser ajustados pelas IES Expedidoras).
Durante esse acompanhamento, cada passo do processo de registro está sendo cuidadosamente monitorado para sanar todas as dúvidas dos servidores da UFES. Segundo Lonard, um bom número de registros será efetuado até o final do mês de janeiro.
O primeiro lote de diplomas registrados foi devolvido à FAESA Campus II ontem, 22 de janeiro, oficialmente, na UFES.
“Estamos felizes por participar de um processo tão importante, auxiliando no avanço do registro de diplomas, tornando-o mais rápido, confiável e seguro. Além de tudo, estamos facilitando a vida dos alunos, da própria Universidade Federal e das IES particulares e contribuindo para a evolução educacional do estado do Espírito Santo.” - completou Lonard Horsth.
Texto de Lonard Horsth