O Novo Enem
8 de maio de 2009
Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fará o papel de vestibular unificado para todas as universidades federais.
O vestibular nos moldes de hoje, produz efeitos deletérios sobre o currículo do ensino médio que está cada vez mais voltado para a descoberta, segundo o ministro Fernando Haddad.
Entre as vantagens do novo modelo, segundo o ministro, está a possibilidade de descentralizar os exames seletivos, democratizar o acesso a todas as universidades e aumentar a mobilidade estudantil. Além de tudo, reorienta o currículo do ensino médio para que o aluno passe a compreender e analisar mais profundamente o conteúdo estudado.
Com a prova única, o candidato poderá usar sua nota para concorrer a vaga em todas as universidades que aderirem ao sistema. Podendo escolher até cinco opções de cursos.
A partir deste ano, o Enem passará a ter prazo de validade de dois anos para ser usado como forma de ingresso em universidades.
A nova prova do Enem terá ao todo 200 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão realizadas em dois dias. As áreas abordadas serão: linguagens (50 questões e redação), ciências humanas (50 questões), ciências da natureza (50 questões) e matemática (50 questões).
No sistema de seleção unificada, disponível na internet, o vestibulando poderá visualizar a nota do último candidato selecionado e comparar com a sua. Desse modo, poderá mudar suas opções quanta vez quiser até o encerramento do prazo de inscrição.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de Outubro de 2009. Segundo informações divulgadas, os resultados da prova objetiva serão disponibilizados dia 02 de Dezembro e o da redação dia 08 de Janeiro de 2010.
Segue algumas instituições que vão adotar o novo Enem em 2009:
Univ Fed. De Ouro Preto (UFOP)
O candidato pode substituir a prova de conhecimentos gerais pelo Enem
Univ. Estadual de Montes Claros (Uni montes)
Usa a nota da parte objetiva do Enem na composição da nota final do vestibular, com peso de 20%
Univ. Federal de Lavras (Ufla)
O Enem tem peso de 40% na nota do vestibular.
Univ. Fed. São João Del Rey ( UFSJ)
O candidato pode optar pelo uso das notas da redação e da parte objetiva da prova do Enem.
Univ. Fed. De Viçosa (UFV)
Utiliza os resultados do Enem na primeira etapa do vestibular.
Na visão do Ministro, a mudança nos processos seletivo, tem o proposta de acabar com a memorização do conteúdo das provas e privilegiar o raciocínio dos alunos.
Trazendo uma realidade semelhante, em países como os E.U.A, chega a 20% o número de alunos que mudam de estados para cursar o ensino superior.
Fonte: SECOM-DF /Jornal O Tempo
Colaboradores do texto: Valéria Fernandes, Renata Guimarães e Poliane Cristina Sobrinho