3º Universidades Corporativas - Alinhando a educação corporativa às estratégias do negócio
18 de novembro de 2010

A implantação de Universidades Corporativas
Diante disto, as organizações vêem-se obrigadas a alterar sua forma de atuação para responder ao mercado. As empresas devem acompanhar as mudanças com velocidade, o que significa dizer que os indivíduos que fazem parte dessa organização devem acompanhar essas mudanças, na mesma velocidade. Isto reflete-se no crescente investimento das empresas em treinamento de seus profissionais, que tem um enfoque estratégico e amplo, oferecendo a compreensão do contexto no qual a organização está inserida. Neste sentido, surgem as universidades corporativas como complemento estratégico do gerenciamento, do aprendizado e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa. Uma vez que as organizações necessitam que as pessoas aprendam mais rápido, acompanhando a velocidade da geração de conhecimento do mundo atual, elas vêm com a missão de alinhar as iniciativas de treinamento com a estratégia da organização, considerando a cultura organizacional, o contexto organizacional (indústria, fornecedores, mercado) e as competências essenciais.
A universidade corporativa tem a possibilidade de se tornar um eficaz instrumento de apoio ao conhecimento, agregar valor às estratégias da empresa, disseminar valores e propósitos, aumentar a qualificação humana e profissional, promover o crescimento do capital intelectual dos colaboradores como um diferencial competitivo e orientar programas internos rumo à melhoria de resultados.
Na universidade os alunos são treinados através de workshops, programas de imersão, cursos e palestras fazem parte das ferramentas utilizadas no treinamento oferecido ao colaborador, que conta com programas de desenvolvimento, projetos de endomarketing, projetos sociais, de relacionamento com parceiros e clientes, formação técnico-comportamental, entre outros.
Dados de empresas americanas demonstram que as organizações que possuem uma universidade corporativa gastam cerca de 5% a 10% da folha de pagamento mensal em manutenção. Em compensação, pesquisas demonstram também que houve uma redução de custos significativa com a criação das universidades, uma vez que o funcionário não precisa mais se ausentar da empresa para ser treinado em uma nova ferramenta ou estilo de gestão mais estratégico.
Uma das alternativas para empresas de menor porte é a criação de uma espécie de consórcio, reunindo quatro ou cinco empresas. “A universidade corporativa passou a ser uma necessidade para as empresas que investem no desenvolvimento de seus funcionários e estão preocupadas em vincular a educação à estratégia de seus negócios.